Sobre o IV Congresso de Direito da UESPI

O CAD,atualmente sob a Gestão “Orgulho de ser DireitoUESPI” vem por meio dessa nota se posicionar a respeito do IV Congresso de Direito da UESPI.

Primeiramente, gostaríamos de ressaltar que, em momento algum, nos posicionamos CONTRA o Congresso. Vários membros da gestão, aos que não sabem, participaram das diversas reuniões marcadas para a organização do evento, inclusive da primeira que foi realizada no segundo semestre de 2010, época em que a data de realização do Congresso estava prevista para abril de 2011. Participamos também de todas as reuniões deste ano, mostrando assim total interesse na realização do evento.

Para aqueles que podem especular que nossa participação foi motivada por questões políticas, ratificamos que estivemos presentes em reuniões ainda ano passado, quando não havia sequer mobilização para eleições, quanto mais chapas formadas. Outra demonstração de nossa intenção em realizar o evento foi que, ao assumirmos o Centro Acadêmico às 18h00min da sexta feira, dia 23 (um dia após a eleição), marcamos uma reunião para o sábado pela manhã, às 10h00min, com a antiga gestão, para discutir questões referentes ao evento e a outros assuntos ligados à transição.

Nessa reunião, é importante ressaltar, estavam presentes representantes do 10° período, turma essa que sofreu um golpe de uma empresa de formatura. Os alunos demonstraram interesse em participar do Congresso a fim de arrecadar fundos para cobrir parte do prejuízo que tiveram. Nessa reunião, ficou decidido que a realização do evento seria condicionada à participação desses alunos, pois os ajudaria com a questão financeira e, ao mesmo tempo, haveria mais pessoas para ajudar na organização. No entanto, na noite do mesmo dia, Juliana Dias – representante de turma – exprimiu a resposta negativa dos estudantes do 10° Bloco:

“Como eu pensei, o pessoal da minha sala não vai querer entrar na organização do congresso. É mais ou menos aquilo de achar que é muito menos queimação desmarcar com os palestrantes, do que quando eles chegarem aqui não ter público suficiente, traslado, alimentação adequada (esse povo vai querer comer nos melhores restaurantes) e organização. Um congresso deve vender com antecedência mínima de alguns meses, pra dar pelo menos pras pessoas de outras cidades se deslocarem... Me desculpa, mas a minha turma tá sem fôlego, é como eu disse. Eu queria muuuito ajudar vocês, mas tô atolada nos projetos da minha sala. Beijo.”

Mas, ainda assim, debatemos sobre a possível realização do evento. Por fim, achamos melhor adiá-lo. Os outros estudantes que também estavam envolvidos na organização, no entanto, resolveram levar o projeto adiante.

Dito isso, gostaríamos de lembrar que, assim como foi divulgado no período de campanha, a realização de um Congresso está entre os nossos projetos e pretendemos SIM fazê-lo. Assumimos esse compromisso e vamos cumpri-lo. O congresso foi, inclusive, tema principal de nossa primeira reunião como Gestão, realizada no domingo, dia 25/09 na casa de um dos diretores do CAD. Discutimos se seria viável a realização de um evento de grande porte como um Congresso no tempo mínimo de um mês, haja vista que nessa data apenas os palestrantes estavam confirmados. Não havia passagens, hospedagens, alimentação, patrocínio de gráfica, entre diversas outras coisas essenciais para a realização do evento. Na maioria dos Congressos, não só aqui, mas em todo o país, as inscrições começam meses antes para que haja a divulgação necessária e para que as pessoas tenham tempo de decidir se poderão ou não participar. Muitos estudantes de campi de cidades do interior do estado costumam participar desses eventos e é necessário que se dê a eles tempo suficiente para se organizarem. Devido a todas essas dificuldades, julgamos o tempo insuficiente para a realização de um evento bem organizado e com a qualidade que um congresso deve ter.

Não cancelamos o Congresso, apenas resolvemos adiá-lo para o próximo ano, de modo que teríamos tempo hábil para nos organizar. Também nunca pretendemos “desperdiçar” os palestrantes. Nessa mesma reunião decidimos que os aproveitaríamos para a II Semana Jurídica, evento de porte um pouco menor e que poderia ser organizado no tempo disponível.

Por fim, explicado tudo isso, gostaríamos de afirmar que prestaremos todo o apoio necessário ao IV Congresso de Direito da UESPI. O CAD SEMPRE apoiará qualquer evento organizado por qualquer turma ou aluno de Direito. Todos nós queremos o melhor para o nosso curso e é função do Centro Acadêmico ajudar e incentivar eventos que possam trazer melhorias. Saibam que sempre estaremos disponíveis a ajudar no que for preciso.

Gostaríamos de aproveitar a oportunidade também para esclarecer que nós, membros da Gestão Orgulho de ser DireitoUESPI, estamos abertos às sugestões de todos os alunos. Queremos e precisamos da participação e união dos estudantes para que possamos melhorar de verdade nosso curso. Acrescentamos, ainda, que conflitos de campanha sempre existem, mas que não guardamos nenhum tipo de ressentimento de qualquer um dos membros da Chapa Novos Rumos. Esperamos que esse sentimento também seja recíproco. Saibam que todos são muito bem-vindos ao CAD.

Agradecemos a atenção,

Gestão “Orgulho de ser DireitoUESPI

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons